https://www.lefoo.com.br/

Horário de Funcionamento: 7h30 às 17h

Business-Blog

Problemas comuns em pressostatos em compressores de ar

Os problemas do pressostato podem assumir várias formas. Também existem problemas que podem parecer relacionados ao pressostato, mas na verdade não são.  

Interruptor de pressão com vazamento

Em alguns casos observa-se que existe ar comprimido vazando do pressostato o tempo todo. Quando isso acontece, é fácil supor que a troca do pressostato resolveria o problema.

Existem alguns pressostatos, no entanto, com uma válvula de descarga integral dentro da tampa e é possível que seja a fonte real do vazamento de ar. Existem outros modelos que possuem a válvula descarregadora adjacente ao comutador. Se esses tipos de pressostatos tiverem sangramento de ar, pode parecer que o ar está vazando pelos próprios interruptores.

No entanto, o problema não vem de nenhum deles. Esse sintoma está realmente relacionado à válvula de retenção e é o que precisa ser consertado.

A válvula de retenção do tanque pode se desgastar e adquirir detritos transportados pelo ar que são depositados em seus assentos e vedações. Em vez de fechar firmemente com a pressão do ar, o ar comprimido pode sangrar pela válvula de retenção. Quando o compressor para, a válvula do descarregador abre automaticamente. Em vez de despejar o ar aprisionado no pistão, a válvula do descarregador aberta permite que o vazamento de ar flua para a atmosfera.

O compressor não inicia

Esse é outro sintoma comum de falha. O que acontece é que após a utilização do ar comprimido a pressão cai abaixo do corte normal do compressor no nível de pressão, mas o compressor é drenado completamente e falha ao iniciar.

É possível que o seu pressostato tenha se desgastado. Você pode verificar seu estado dando uma olhada embaixo da capa. Veja se está queimado ou sujo. Verifique se o compressor não está conectado ao fazer isso.

O compressor desliga

Em alguns casos o compressor de ar se recusar a desligar e continuar a comprimir o ar para dentro do tanque, levando à abertura da válvula de alívio de pressão, podendo gerar problemas mais sérios.

Nesse caso desconecte o compressor de ar e só o utilize após a substituição do pressostato. Essa é uma grande preocupação de segurança e necessita de atenção imediata.

Essas são apenas algumas das preocupações mais comuns na utilização de um pressostato em um compressor de ar e por se tratar de um componente que carrega a responsabilidade de monitorar e controlar grandes pressões, todo o cuidado deve ser aplicado no monitoramento de seu funcionamento.

Compartilhe: