
O uso dos pressostatos em Caldeiras
Assim como os pressostatos, caldeiras são maquinários presentes em toda a indústria, com diferentes aplicações, porém, todas com sérias necessidades de monitoramento, não apenas para seu correto funcionamento e eficácia, mas principalmente por questões de segurança.
Caldeiras funcionam, em essência, como grandes aquecedores de água, para fornecimento de água e vapor. Essa é uma das etapas onde os pressostatos exercem uma importância essencial no sistema, atuando no controle da pressão no trabalho.
O sistema de alimentação de combustível é controlado por pressostatos e manômetros, usados para o controle e leitura da pressão existente na caldeira de vapor. A leitura obtida pelo pressostato é a referência utilizada pelo sistema para controlar a quantidade de combustível a ser liberado, buscando a manutenção de determinada pressão de vapor no sistema.
Normalmente são utilizados dois pressostatos para essa aplicação. O pressostato de pressão máxima, o qual é responsável por controlar a pressão interna da caldeira, iniciando ou interrompendo a ação dos queimadore. Já o pressostato modulador, atua sobre mecanismos que regulam o fluxo de óleo e ar para os queimadores.
Os pressostatos possuem diversas utilizações na indústria, sendo apresentados em diferentes configurações, de acordo com a necessidade exigida. A Lefoo conta com uma ampla linha de pressostatos, além de componentes eletro-mecânicos para diversas aplicações. Entre em contato conosco e conheça mais sobre a nossa empresa!