Componentes para automação: Fluxostatos
Como apresentado em nosso artigo anterior, a indústria foi diretamente afetada pelo avanço tecnológico, e alguns componentes tem relação direta com as possibilidades de monitoramento e automação existentes na indústria. Vamos conhecer um pouco sobre a aplicação e funcionamento de um fluxostato.
Os fluxostatos são também conhecidos como chaves de fluxo, ou sensores de fluxo. Funcionam normalmente com base em uma chave que é acionada por um pistão, quando da presença de fluxo no sistema.
Esse fluxo medido aciona uma chave que abre ou fecha um contato. Ao contrário de um pressostato, o fluxostato não mede a existência de fluído, através da pressão, mas apenas a vazão, o fluxo do fluído.
Os sensores são responsáveis por identificar o fluxo de líquidos nas tubulações, podendo ser utilizados em água, óleos, alimentos, tendo sua sensibilidade ajustada em função do fluxo a ser detectado.
A Lefoo conta com uma linha de fluxostatos, utilizados em indústrias de todo o mundo. Os fluxostatos Lefoo se destacam pela alto nível de retenção de pressão, além de seu índice de repetibilidade, além de um funcionamento anti-poluição. Seus componentes eletrônicos são completamente isolados, contribuindo com sua longevidade e precisão de funcionamento.
Os fluxostatos Lefoo foram desenvolvidos para permitir ajustes com alta precisão, ajuste de diâmetro, fácil instalação, sem a necessidade de ajustes no local, além de indicação de seus status de funcionamento através de led.